Costelão e acompanhamentos tradicionais: Pão com alho, farofa e batata

O chef Bortola sai da cozinha convencional para preparar um dos pratos mais adorados pelos brasileiros: O CHURRASCO. No cardápio: costelão, pão com alho, farofa e batata. Dicas de preparo e utensílios tornam o processo ainda mais fácil.

Receita:
Ingredientes:
Uma costela bovina de 6kg ou mais
1kg de sal grosso
Batatas
Papel alumínio
Bacon picado
Cebola picada
Farinha de mandioca
Pães
Manteiga
Alho
Sal temperado ou comum
Modo de preparo:
Espetar e assar o costelão em fogo na churrasqueira brando por aproximadamente 6 horas na maior parte do tempo com isso virado para baixo ou até que esteja bem cozido, macio e com os ossos soltando da carne. Virar uma ou poucas vezes.
Uma hora antes de servir a costela, assar as batatas em papel alumínio juntamente com as brasas ou usando espetos. Cortar e servir com manteiga de ervas, manteiga de alho ou requeijão se preferir.
Fritar o bacon até que estejam bem dourados e acrescentar a cebola picada ou outros ingredientes de sua preferência. Verter a farinha de mandioca nessa mistura e mexer até que esteja dourada, sempre cuidando para não queimar.
Cortar o pão e colocar a mistura preparada com alho, manteiga e sal, adicionando ervas ou pimenta se desejar. Pode ser usado também cream cheese ou maionese para acrescentar mais sabor e textura. Assar por alguns minutos em churrasqueira ou forno, perto da hora de servir a carne.

Assista o vídeo da receita completa no programa Sabores: 

capa-uoytube

Os utensílios utilizados no programa você encontra na Magazine do Inox, clique aqui

kit-churrasco-17-pecas-polywood-tramontina-013679  tabua-de-madeira-para-churrasco-tramontina-010464   grelha-em-aco-inox-793x-490x-50-mm-tramontina-010288   conjunto-de-facas-7-pecas-originale-tramontina-007205

 

—————————————————————————————————————————————————————

Sabores

SOBRE O PROGRAMA

Um programa que apresenta uma culinária simples, descomplicada, mas com um toque de chef. O Sabores ensina receitas para acompanhar todos aqueles momentos em família, com os amigos e que agrada os paladares mais exigentes. Muitas dicas sobre cortes e temperos para carnes, os suculentos peixes e até ensina a produzir seus próprios molhos e pastas. Sabe aquela massa para ficar na história? O Sabores vai ensinar!

Chef Bortola

Fábio Bortolossi, mais conhecido como Chef Bortola, é formado em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul- UCS- e Chef Master em Enogastronomia Italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreigners- ICIF. Teve passagens por diversos restaurantes no Brasil e no Chile. Presta consultoria gastronômica em restaurante e eventos em geral, bem como organiza e produz um cardápio diferenciado para festas particulares. Acumula 22 anos de experiência no ramo e vai colocar a mão na massa (literalmente) em receitas de dar água na boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *