Massa caseira para talharim e ravióli

O chef Bortola literalmente mete a mão na massa. As receitas da vez são talharim ao molho de frango e ravióli recheado de espinafre com ricota. Difícil? Que nada! O preparo é rápido e divertido. 

whatsapp-image-2017-09-04-at-16-03-06

Vamos a receita?

Tagliatelli e ravióli

Para a massa:
– 6 Ovos
– 500 gr Farinha de trigo
– Pitada de sal

whatsapp-image-2017-09-04-at-16-03-00

Para o molho de frango:
– Meio frango
– ½ cebola picada
– 2 dentes de alho quebrados
– 1 lata de tomate pelado
– Azeite e sal a gosto
– Molho de manteiga com salvia
– 50-100gr de manteiga
– Folhas de salvia cortadas
– Queijo parmesão
Para o recheio do ravióli
– Ricota esfarelada
– Espinafre
– Parmesão
– Requeijão para culinária
– Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela ou frigideira com tampa fritar os pedaços de frango e refogar juntamente a cebola e o alho por alguns minutos. Adicionar o tomate pelado e um pouco de água e cozinhar com tampa por 35 minutos aproximadamente.
Bater a farinha e o os ovos em batedeira ou misturar com as mãos sovando bem a massa até ficar lisa e elástica.
Refogar o espinafre rapidamente até mudar de cor e misturar com a ricota, o parmesão e o requeijão para culinária até ficar homogêneo e soltar das mãos. Reservar.
Abrir a massa com rolo em superfície lisa ou em cilindro próprio para massas. Para o ravióli abrir formando tiras largas que possam ser dobradas e para o tagliatelli abrir sem cortar.
Fazer pequenas bolinhas de recheio e colocar sobre as tiras de massa com distância de dois dedos entre cada uma.
Molhar as bordas da massa com pouca água, usando os dedos ou um pincel e dobrar para cobrir os recheios apertando com os dedos.
Cortar no formato preferido usando cortadores ou até uma pequena xícara ou copinho.
Apertar as bordas para grudar bem.

Para o tagliatelli basta enrolar a massa já aberta com bastante farinha e cortar com faca bem afiada na largura desejada formando o tagliatelli.
Cozinhar as massas até ficar Al dente e servir com os molhos .

Para o ravioli basta derreter a manteiga com a sálvia e nele acrescentar os raviolis diretamente da panela com um pouquinho de água do cozimento salteando com parmesão.
O tagliatelli é só servir com o molho bem quente e um pouco de queijo parmesão também.

500gr de farinha rende massa suficiente para 4 pessoas

Veja a receita no Sabores

123

Veja todos os produtos na Magazine do Inox, clique aqui

imagens-sabores-tramontina

—————————————————————————————————————————————————————

Sabores

SOBRE O PROGRAMA

Um programa que apresenta uma culinária simples, descomplicada, mas com um toque de chef. O Sabores ensina receitas para acompanhar todos aqueles momentos em família, com os amigos e que agrada os paladares mais exigentes. Muitas dicas sobre cortes e temperos para carnes, os suculentos peixes e até ensina a produzir seus próprios molhos e pastas. Sabe aquela massa para ficar na história? O Sabores vai ensinar!

Chef Bortola

Fábio Bortolossi, mais conhecido como Chef Bortola, é formado em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul- UCS- e Chef Master em Enogastronomia Italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreigners- ICIF. Teve passagens por diversos restaurantes no Brasil e no Chile. Presta consultoria gastronômica em restaurante e eventos em geral, bem como organiza e produz um cardápio diferenciado para festas particulares. Acumula 22 anos de experiência no ramo e vai colocar a mão na massa (literalmente) em receitas de dar água na boca.

2 comentários Adicione o seu
  1. Gosto muito das receitas do Bortola, descomplicadas e rápidas. Não gosto muito de cozinhar mas com ele acabo sempre indo para a cozinha copiar as delícias. Parabéns e um abraço ao cozinheiro muito simpático.

    1. Olá Sonia, ficamos felizes com o seu elogio. Continue acompanhando nosso blog para receber muitas receitas deliciosas e práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *