Panelas Tramontina: Como escolher?

A Tramontina possui uma vasta gama de panelas, são diversos modelos, materiais e acabamentos. A marca centenária produz produtos de qualidade e surpreende com a durabilidade de seus produtos, é muito comum pessoas alegarem que possuem um conjunto de panelas Tramontina há mais de 30 anos.

Hoje vamos falar sobre os materiais e acabamentos, e tirar algumas dúvidas que os marinheiros de primeira viagem se deparam ao comprar o utensílio, que pode-se dizer, ser indispensável na cozinha.

Algumas dúvidas sempre surgem na hora de escolher o jogo de panelas ideal.

Você sabia que o material da panela influencia diretamente no sabor final do alimento? Sendo assim, escolher o tipo correto de panela é a garantia que suas receitas ficarão mais saborosas ainda.

Existe diferença em preparar uma receita em panelas de diferentes materiais?

Sim, há uma diferença. Imagine que uma panela é um condutor de calor, aí já é possível perceber as diferenças fundamentais. Massas, doces, ensopados cada prato exige um tipo de material distinto de cocção.

Indicamos abaixo alguns tipos de panelas que são ideais para você ter em sua cozinha:

Panelas de inox:

65200010_1

65200010_10

Indicadas para qualquer tipo de alimento. É o tipo de material mais utilizado pelos chefs. Como o aço inox não é bom condutor de calor, passaram a ter “fundo triplo“, com outros metais para melhorar o desempenho térmico. Vantagens: alta durabilidade, permitem cozimento uniforme, resistem a choques térmicos e são fáceis de limpar. Sem falar na parte estética, se houver um cuidado desde o primeiro uso suas panelas vão se manter como se tivessem acabado de sair da loja.

Conheça nossas opções:

pn
Panelas de aço inox

 

Panelas de alumínio:

20999920_8

As panelas de alumínio são versáteis pela possibilidade de receber diferentes tipos de acabamento, aqui neste post podemos indicar o antiaderente e cerâmico.

Vamos falar do antiaderente?

As panelas produzidas pela Tramontina possuem antiaderente exclusivo chamado Starflon com tecnologia T, esse antiaderente é divido em três categorias: T1, T3 e T5. Para termos uma ideia da durabilidade do acabamento Starflon, foram realizados testes de resistência a abrasão que ficou comprovado que  T1 equivale a + de 5 mil ciclos, T3 + de 15 mil ciclos já o Starflon T5 equivale a mais de 80 mil ciclos.

Lembrando que o bom uso sempre vai aumentar a vida útil das suas panelas, para mexer use sempre utensílios de nylon, silicone ou madeira.

A maior vantagem de cozinhar em panelas antiaderentes é que dispensam o óleo, proporcionando o preparo de alimentos mais saudáveis.

Indicadas para arroz, frituras, leite e pratos secos, como farofas.

Conheça nossas opções:

    big20198064ixm002b

jogo-de-panelas-monaco-4-pcs-14574409127812   big20920924ixm002b

          20999753ixm004b-lyon-kit-lyon-360-6-pecas-tramontina

 

Revestimento cerâmico:

O revestimento cerâmico apresenta como principal característica a alta resistência a abrasão (resistência do revestimento ao desgaste). Não tem a função do antiaderente, portanto é necessário o uso de uma quantidade mínima de óleo para que os alimentos não grudem.

Por elas já reterem mais calor, sempre que for utilizada em fogões ou cooktops convencionais a dica é utilizar em fogo baixo, pois a cocção dos alimentos será eficiente da mesma forma, podem também serem utilizadas em cooktops elétricos e vitrocerâmicos (por resistência elétrica). Nunca deixe escorrer gordura nas laterais da panela, pois em contato com o fogo, pode ocasionar manchas. Outro cuidado que se deve ter é na hora da limpeza, sempre evitar a imersão do utensílio quente na água fria, deixe esfriar antes de lavar. Mesmo depois de vários usos nunca utilize produtos abrasivos na lavagem como saponáceos ou palhas de aço.

 

jogo-de-panelas-provence-4pcs-14551089893551-1

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *